quarta-feira , 20 agosto 2014
Últimas Notícias
Capa » Notícias Nacionais » Manual mostra como recuperar áreas degradadas de Caatinga.

Manual mostra como recuperar áreas degradadas de Caatinga.

Manual preparado pela Embrapa Agrobiologia, Petrobras e Universidade Federal Rural do Semi-Árido indica como recuperar o bioma Caatinga. A publicação se baseia em resultados obtidos pelo projeto pioneiro desenvolvido durante quatro anos para revegetar  áreas de extração de piçarra no Estado do Rio Grande do Norte.  O sistema aplicado utilizou a tecnologia de recuperação de solos degradados desenvolvida pela Embrapa e aplicada com sucesso em outras regiões do País.

Dividido em quatro capítulos, o manual pretende ser um balizador para a recuperação de áreas degradadas na Caatinga.  O primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os principais aspectos geofisiográficos deste bioma e sua degradação. O segundo aborda em detalhes todo o processo de produção de mudas de espécies florestais com potencial de uso na revegetação dessas áreas. Na sequência, são abordados aspectos práticos para a recuperação de jazidas de extração de piçarra, incluindo o ordenamento e a preparação da área, a aplicação de solo superficial e o plantio de mudas.

No quarto e último capítulo, são relatados os principais resultados de um estudo piloto que avaliou, em seis jazidas de piçarra com características distintas, a adaptação e o desenvolvimento de diferentes espécies arbóreas e a adequação da aplicação de solo superficial como possível acelerador do processo de recuperação ambiental.

Redação Sociedade Sustentável

3 comentários

  1. muito interessante. Onde posso ter acesso a este material?

    Parabens pelo site!

  2. Eduardo Rodrigues da Cunha

    O trabalho é muito interessante, estou precisando saber como consigo o manual para estudos e pesquiza.

  3. muito enteresante…. como poderia ter mais informações sobre este assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *

Scroll To Top